Qualificação de Mestrado do discente Thomás Gouveia, dia 01/10/2019, as 16 horas.

Qualificação de Mestrado do discente Thomás Gouveia, dia 01/10/2019, as 16 horas, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Título: "Análise Multiobjetivo do Problema de Alocação de Produtos Integrado ao Escalonamento de Guindastes"

Resumo: "Dados do Instituto de Logística e Supply Chain mostram que o Brasil gasta cerca de 11,5% do PIB em custos logísticos que envolvem, principalmente, transporte, armazenagem e estoque. Estratégias de redução de custos aplicadas à transporte e armazenagem são as melhores opções para maximizar o lucro sem alterar os serviços. Os armazéns são utilizados em toda a cadeia logística como entreposto na troca de veículos e locais de depósito e retirada de produtos. Este estudo aborda armazéns do tipo crane-operated warehouses, que são armazéns nos quais a movimentação de itens é realizada por pontes rolantes - comumente utilizadas para manipular produtos pesados e grandes. Para otimizar as operações do armazém é necessário definir a melhor alocação dos produtos e reduzir o tempo de atraso no atendimento dos pedidos. O Problema de Alocação de Produtos consiste em definir a posição no armazém em que cada produto será armazenado considerando interações entre produtos vizinhos. Por exemplo, produtos com alta temperatura não devem ser colocados em posições próximas a produtos com baixa temperatura. Já o Problema de Escalonamento das de Guindastes consiste em determinar quando as operações de movimentação de cada guindaste serão executadas para atender os pedidos, respeitando as restrições de distância entre os guindastes. Estas decisões estão diretamente relacionadas com o atraso dos pedidos. Modelos exatos e heurísticas foram propostos na literatura para solução destes problemas em separado. No entanto, poucos trabalhos abordam estes problemas de forma integrada, apesar dos resultados superiores obtidos por esta abordagem. Este estudo visa entender a relação entre os problemas por meio de análises de conflito e trade-off entre os objetivos, para identificar e propor técnicas adequadas para a resolução do problema integrado."