Qualificação de mestrado do discente Ricardo Mendonça, dia 11/12 as 10:00.

Título: DISPOSITIVO PARA CADEIRANTES COM MOTRICIDADE FINA REDUZIDA OU BAIXA RESISTÊNCIA MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES PARA AUXILIAR O USO DE CÂMERAS FOTOGRÁFICAS.

Resumo

Em um mundo que se pluraliza as mais diversas funções de forma concentrada em um único dispositivo como os smartphones (que são câmeras, filmadoras, computadores, monitores de biosinais, com inúmeros acessórios que provem o conforto do seu uso) e em tantos outros dispositivos de uso massificado, é comum observar a ausência de dispositivos com funções diversificadas projetados para uma cadeira de rodas. Ainda há poucos registros de pesquisas focadas no desenvolvimento de dispositivos que deem novas funções a uma cadeira de rodas possibilitando ao cadeirante a realização de tarefas além da função de locomoção. Porém, a área de Cadeiras Inteligentes, já realiza algumas pesquisas em busca de soluções e novas propostas para esse nicho, apresentando novas possibilidades, inclusão, execução de tarefas rotineiras através de dispositivos associados a cadeira de rodas. Uma das inúmeras áreas que existem carência desses novos dispositivos, são para cadeirantes com baixa motricidade fina de membros superiores que queiram manipular uma câmera fotográfica.
Nesse trabalho, apresenta-se uma proposta de um sensor vestível que possa ser utilizado em qualquer parte do corpo garantido por uma pré-calibração, para controlar um dispositivo projetado capaz de manipular câmeras fotográficas com baixo consumo energético, permitindo movimentos de giro, inclinação, ajuste de zoom e foco baseado em sistemas embarcados, buscando como resposta em como ir além da locomoção oferecida pelas cadeiras de rodas através de um dispositivo tecnológico.
Apresenta-se também resultados parciais dos protótipos criados como redução de trepidação de servo motores tratado por algoritmo, resultados da calibração do sensor, tratativa do efeito bounce do botão capacitivo com análise do microcontrolador esquemático, delay para evitar cliques duplos e redução de amostragem do acelerômetro sem impacto na resposta em tempo real esperado pelo embarcado.

Link da qualificação: meet.google.com/hsf-miza-nyz

Horário: 10:00 às 11:00