Qualificação de Mestrado do discente Rafael Vitor, dia 08/10/2019, as 13 horas.

Qualificação de Mestrado do discente Rafael Vitor, dia 08/10/2019, as 13 horas, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Título: Avaliação dos Aspectos da Iteração Homem-Máquina em Gêmeos Digitais como Suporte a Execução de Tarefas e Tomada de Decisões no Contexto Industrial
Resumo: Um dos principais desafios da Indústria 4.0 é aumentar a capacidade humana dentro do chão de fábrica. Neste contexto surge o Gêmeos Digital (do inglês Digital Twin - DT) que é uma representação virtual de alta fidelidade de uma máquina física. Essa representação é capaz de retratar suas características, comportamentos e estados de forma síncrona, além de fornecer análise inteligente sobre seus dados, possibilitando predições. Com isso, a DT permite que o operador tenha acesso a informações relevantes do equipamento no âmbito virtual. Além disso, o DT também permite gerenciar o funcionamento do equipamento de forma assistida e segura, aprimorando a Interação Homem-Máquina (IHM). As pesquisas em DTs podem ser divididas em três partes: o sensoriamento de máquinas, tratamento inteligente da informação e interação do usuário.
A maior parte dos estudos disponíveis na literatura estão focados nas partes de coleta de dados e processamento inteligente dessa informação, faltando trabalhos que priorizem a interação humana com os DTs. A falta desses estudos dificulta a orientação de novos trabalhos que busquem desenvolver DTs mais eficientes de acordo com as necessidades humanas. Com o objetivo de suprir essa demanda, este trabalho busca avaliar a interação humana com um DT. Para abordar este problema, primeiramente, foi conduzida uma Revisão Sistemática (RS) da literatura com o objetivo de analisar os estudos em DTs que consideraram a interação com o usuário. Posteriormente, foi proposta uma arquitetura para um DT, utilizando equipamentos de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) como interface. Uma prova de conceito da arquitetura foi implementada e validada em laboratório para verificar a comunicação entre seus componentes. Por fim, um experimento de usuário foi planejado para verificar os benefícios da utilização de um DT como auxílio a execução de tarefas. No prosseguimento deste trabalho a implementação da arquitetura será finalizada, os experimentos serão conduzidos e seus resultados serão analisados e discutidos.