Qualificação de Mestrado do discente Afrânio Souza, dia 09/03/2020, as 14:00 horas.

Qualificação de Mestrado do discente Afrânio Souza, dia 09/03/2020, as 14:00 horas, na Sala de Seminários do DECOM - ICEB III.

Problema de roteamento de veículos elétricos capacitados com localização de estações de troca de baterias

O aumento do número de veículos movidos a combustíveis fósseis, principalmente nos meios urbanos, elevou consideravelmente, a quantidade de poluentes lançados ao meio ambiente. Diante disso, a área de pesquisa denominada Logística Verde apresenta-se como uma alternativa em gerar soluções, nas quais o impacto ao meio ambiente na linha de produção e distribuição de produtos seja reduzidos. Uma alternativa sustentável para a distribuição de produtos em grandes centros urbanos é a utilização de veículos elétricos. Neste trabalho, apresenta-se o Problema de Roteamento de Veículos Elétricos juntamente com a definição de locais estratégicos para localização de estações de trocas de baterias, levando em consideração o alcance limitado da bateria. Para tratar o problema, foi desenvolvido um algorítimo heurístico, baseado na meta-heurística Iterated Local Search (ILS). Na fase de construção da solução inicial foi utilizado o método do vizinho mais próximo. Em seguida, a heurística ILS, que explora o espaço de busca por meio de uma busca local e perturbações em ótimos locais, a qual é empregada para refinamento da solução inicial. Resultados preliminares mostram que foi possível obter soluções satisfatórias em instâncias da literatura. Como etapas futuras, pretende-se estudar estruturas de vizinhanças que utilizem características do problema para obter soluções competitivas quando comparadas aos melhores algoritmos da literatura.

Banca: Prof. Dr. Puca Huachi Vaz Penna; Prof. Dr. Banca: Gladston Juliano Prates Moreira