Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação 2020-1

Abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Venha participar da transformação de Ouro Preto no Vale do Silício brasileiro: https://www-infomoney-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/www.infomoney.com.br/patrocinados/pr-newswire/ouro-preto-se-tornara-o-novo-vale-do-silicio-brasileiro/amp/

Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Ouro Preto estão com as inscrições abertas para a seleção 2020/1.
Inscrições: pela Internet, no endereço http://www.decom.ufop.br/pos/processoseletivo, até o dia 31 de janeiro de 2020.

Vagas: 20 para o mestrado e 5 para o doutorado.
Bolsas: ofertadas pela CAPES, CNPq e empresas privadas
Início das aulas: 2 de março de 2020.

Todo o processo de seleção é on-line, sem etapas presenciais em Ouro Preto. Veja informações detalhadas do processo seletivo estão disponíveis em http://www.decom.ufop.br/pos/processoseletivo.

Sobre o Programa
O programa de pós-graduação em ciência da computação da UFOP foi criado em 2010, com a abertura do mestrado e o doutorado iniciado em 2015. De nota 4, o programa se destaca pela alta produção, por ter evoluído em sua nota e abertura do doutorado em sua primeira avaliação.

Atuação do PPGCC na cidade de Ouro Preto
Professores do programa contribuíram na escrita do projeto de Lei Complementar 21/2018, da Prefeitura de Ouro Preto - medidas e ações para estimular empresas de inovação e tecnologia (startups) na cidade.
Além de reduzir a alíquota relativa aos serviços de TI e conceder outros incentivos fiscais, a Lei prevê soluções inovadoras que visam fomentar a criação de novas políticas públicas e garantir sustentação e apoio ao crescimento de negócios, beneficiando as empresas já estabelecidas no município e atraindo novos empreendimentos para Ouro Preto.
O PPGCC da UFOP também está atuando na construção do parque tecnológico da cidade de Ouro Preto, com ênfase na Indústria 4.0 e TI.
Isso favorece o ambiente na criação de startups e empresas de base tecnológica em TI.

Dados do programa
Com 19 docentes permanentes, dos quais 9 são bolsistas de produtividade do CNPq (PQs/DTs), o programa possui um alto percentual de produção dos seus docentes e discente.
Entre os egressos do mestrado do PPGCC, 62,2% encontram-se na academia e 37,8% em empresas públicas ou privadas.

Destaques do PPGCC UFOP
Regras claras para avaliação periódica docente e discente;
Forte produção científica de qualidade em veículos apropriados (periódicos e conferências relevantes);
Qualidade das teses e dissertações comprovadas por publicações e premiações;
Grande capacidade de obtenção de recursos tanto de agências de fomento quanto da iniciativa privada;
Corpo docente produtivo e motivado: mais docentes como bolsistas de produtividade (PQ ou DT);
Inserção internacional aumentando a cada ano.

Grupos de pesquisa e laboratórios
• Grupo de Otimização e Algoritmos (GOAL) - atuação em problema de otimização e inteligência computacional com aplicações na indústria, medicina, logística e ensino. Premiações em inúmeras competições internacionais.
• Laboratório iMobilis - parceria com a empresa SEVA (Lei da Informática) - 2011 a 2014 (R$1,5 milhão). Resultados de pesquisa ainda refletem na produtividade neste quadriênio.
• Parceria com o ITV (Instituto Tecnológico da VALE) - projeto de R$ 700 mil em casos reais da indústria de mineração.

Interações com outras instituições
Com academia:
No Brasil: UFMG, INPE, ITA, UFAL, IFMG, CEFET, UFF, USP, UNIFEI, UFC, UFPA, UNB, Unisinos, SENAI.
No mundo: Universidade de Coimbra, Universidade de Modena e Reggio Emília (UNIMORE), Universidade de Kent, Oxford, Imperial College of London, Louvain la Neuve Université, University of Munster, International Institute for Applied System Analysis, LBNL (Lawrence Berkeley National Laboratory), University of South Australia, Universidade de Montreal, KU Leuven, Universiteit Antwerpen, Universidade de Berna, MIT, Heriot-Watt University, Université de Technologie de Troyes.

Com indústria, Órgãos públicos ou privados:
ITV (Instituto Tecnológico da Vale) em Ouro Preto, Vale do Rio Doce, Prefeitura de Ouro Preto, INCULTEC - Ouro Preto, EMBRAPA, Fiocruz, FAPEMIG, CSIRO - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, Censipam - Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Intercâmbio estudantil - Mathematical, Physical and Life Sciences Division, Oxford (Oxford Internship Programme).
Dois convênios de mobilidade estudantil e pesquisadores - Instituto de Geoinformática (IFGI), Universidade de Münster, Alemanha.
Colaboração com o laboratório LBNL (Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos) - pesquisa em processamento de imagens e análise de dados.
Acordo de cotutela - programa de doutorado: KU Leuven, Bélgica e Universitat Oberta de Cataluña, UOC, Espanha.
Doutorados sanduíche: University of South Australia, Austrália (atual professor PPJ) e Universidade de Montreal no CIRRELT (Centre interuniversitaire de recherche sur les réseaux d'entreprise, la logistique et le transport), Canadá.
Doutorando premiado em 2017 - PhD Fellowship Nomination - IBM Corporation.
Intercâmbio estudantil - Universidade de Bremen, Alemanha.
Autores TerraME - participação em workshops e disciplinas de pós-graduação em diversos países da Europa