Defesa monografia Yago José Araújo dos Santos

Segue o convite aos interessados em assistirem a defesa remota do trabalho monográfico desenvolvido pelo discente Yago José Araújo dos Santos em BCC392 (Monografia I). Aos que puderem participar, entrem na sala do Meet com o microfone mudo e a câmera desativada, no intuito de não comprometerem a qualidade da defesa.

--------------------------------------------------------------------------------------
Data e horário da defesa: 04/12/2020 (sexta-feira) às 14h

Sala do Meet: https://meet.google.com/jca-yqnt-dzx

Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA AUXÍLIO NA ANÁLISE DE REGISTROS MÉDICOS

Os registros médicos eletrônicos apresentam um rico conjunto de dados em forma de texto livre, ou seja, dados não estruturados. A fim de organizar esses dados em representações lógicas e possibilitar comparações automáticas entre eles, este trabalho tem por objetivo desenvolver um software que seja capaz de analisar um conjunto de registros médicos, contendo dados coletados no processo de anamnese no idioma português do Brasil e, a partir de então, gerar sugestões de diagnóstico, de forma a agilizar o procedimento e auxiliar os profissionais de saúde no processo de tomada de decisão. O software proposto fará uso dos recursos de algoritmos de Processamento de Linguagem Natural com agregação da ontologia médica DeCS e de conjuntos de regras pré-definidas para os processos de recuperação de informação, classificação de palavras e classificação de frases. Sendo que, esses dois últimos processos possuem como pilar a metodologia de classificação estabelecida pela gramática da Língua Portuguesa. O software fará uso também de classificadores no processo de identificação de doenças. Então, o objetivo experimental deste trabalho é realizar um estudo sobre as aplicações de técnicas computacionais inseridas nos campos de aprendizado de máquina e de recuperação de informação, no auxílio ao processo de realização de diagnósticos médicos.

Banca:
* Anderson Almeida Ferreira (orientador) - Doutor - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
* Guillermo Cámara Chavez - Doutor - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
* Luciano Vilas Boas Espiridião - Mestre (doutorando UFOP) - Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)