Defesa de mestrado do discente Gabriel Lima, dia 03/08 as 15:00.

Título: Uma Nova Formulação para Otimização Multi-objetivo em Redes de Filas Finitas Gerais e com Único Servidor

Uma nova formulação de programação matemática é proposta para um problema de otimização em redes de filas. A soma das probabilidades de bloqueio de uma rede de filas acíclicas finitas de servidor único e tempo de serviço geral é minimizada junta- mente com o tamanho total do buffer e as taxas gerais de serviço. Um algoritmo genético multiobjetivo (MOGA) e um algoritmo multiobjetivo de otimização por enxame de partículas (MOPSO) é adaptado para resolver esse difícil problema estocástico. O algo- ritmo resultante produz um conjunto de soluções eficientes para mais de um objetivo. A implementação dos algoritmos de otimização depende do método de expansão gene- ralizado (GEM), uma ferramenta clássica usada para avaliar o desempenho de redes de filas finitas. Um conjunto de experimentos computacionais é apresentado para atestar a eficácia e eficiência da abordagem proposta. As informações obtidas a partir da análise de uma rede complexa podem ajudar no planejamento desses tipos de redes de filas.

Banca:
Prof. Dr. Gladston Juliano Prates Moreira (Orientador)
Prof. Dr. Anderson Ribeiro Duarte (Co orientador)
Prof. Dr. Frederico Cruz (UFMG)
Prof. Dr. Ivair Ramos Silva (UFOP)

Suplentes:
Profª. Drª Lásara Fabrícia Rodrigues (UFMG)
Prof. Dr. Eduardo José da Silva Luz (UFOP)

Link da vídeo conferência: https://meet.google.com/frv-grrx-prb