Defesa de doutorado de Theo Lins, dia 13/02/20 as 09:30 horas, sala de seminários do DECOM.

Titulo: CPPS Retrofitting no Contexto da Indústria 4.0
Resumo:
A Indústria 4.0 é a nova revolução industrial, que envolve a introdução de novas tecnologias no âmbito industrial. No entanto, mudar o patamar tecnológico de uma indústria desatualizada não é uma tarefa simples. Ao invés de trocar todos equipamentos antigos por equipamentos novos nas indústrias, o conceito retrofitting surge como uma solução rápida e de baixo custo, que visa ao reaproveitamento do equipamento existente, com adição de novas tecnologias. Todavia, o retrofitting sofre variação de acordo com o tipo e modelo do equipamento industrial, dificultando a atualização de um equipamento industrial para um Sistema de Produção Ciber-físico ou Cyber-Physical Production System (CPPS).
Nesta pesquisa, propomos métodos para utilização do retrofitting para transformação de um equipamento industrial ultrapassado tecnologicamente em um CPPS. A modernização é feita com o suporte de uma plataforma que possui recursos para integrar o equipamento industrial com a Indústria 4.0. Para implementar a plataforma, definimos os requisitos, componentes e tecnologias necessários para realização do retrofitting. Todo o procedimento é realizado com base no Modelo Arquitetural de Referência para Indústria 4.0 - Reference Architectural Model for Industrie 4.0 (RAMI 4.0), uma arquitetura já difundida da Indústria 4.0. Para validar o funcionamento da plataforma, foram realizados estudos de casos com um braço robótico muito comum em uma indústria automatizada e com uma planta didática automatizada. Como resultado, mostramos o impacto após o processo que chamamos de CPPS Retrofitting.