Convite defesa remota monografia "Revisitando os modelos de programação DSM e Orientado a Tarefas"

Aos interessados, segue o convite para assistirem a 2a defesa remota de monografia nesta época de pandemia. Será a defesa do trabalho desenvolvido pelo discente David Silva Fernandes na disciplina BCC393 (Monografia II). Aos que puderem participar, entrem na sala do Meet com o microfone mudo e a câmera desativada, no intuito de não comprometerem a qualidade da defesa.

Data e horário: 24/09 (quinta-feira) às 18h30.

Sala do Meet: meet.google.com/jqo-vrso-ecb

Título: Revisitando os modelos de programação DSM e Orientado a Tarefas

Como o padrão publish/subscribe pode beneficiar a escrita de middlewares,frameworks ou bibliotecas DSM (Memória Distribuída e Compartilhada) e Orientado a Tarefas? Para responder tal pergunta este trabalho descreve uma nova implementação de middleware para tais modelos de programação, onde ao invés de objetos, tais como variáveis globais e estruturas de dados, serem obtidos via requisições explícitas de um cliente a um provedor de serviços, seja este um servidor ou um peer do cluster, estes objetos são enviados via notificações ao cliente solicitante, consequentemente de forma indireta ou implícita. Para testar a nova implementação proposta, foi utilizado o middleware JCL (Java Cá & Lá) integrado à plataforma Kafka que oferece suporte em escala ao padrão publish/subscribe. Os testes do JCL com e sem a integração ao Kafka mostraram que o esquema de notificação com uso de memórias locais é útil apenas para serviços não bloqueantes e com muitas leituras dos objetos compartilhados. Entretanto, quando o acesso bloqueante a objetos obriga o uso da rede de comunicação, a complexidade introduzida pela solução Kafka se torna ineficiente, chegando ao ponto de ser inviável à medida que o número de tópicos associados aos objetos compartilhados aumenta. A tolerância a falha do Kafka introduz uma sobrecarga de cerca de 15%, portanto aceitável quando comparada com a versão sem tal requisito.

Banca:
- Dr. Joubert de Castro Lima (orientador - UFOP)
- MSc. André Luís Barroso Almeida (coorientador - IFMG OP)
- Dr. André Luiz Lins de Aquino (examinador - UFAL)
- Túlio Spuri Teixeira de Oliveira (examinador - Gerencianet)