BCC327 - Computação Gráfica - 2022-2

Carga horária da disciplina: 4 horas/aula


Professor(es) em 2022-2

Turma 11 Professor:
Saul Emanuel Delabrida Silva - www | e-mail

Horários:
Segunda-feira (10h10 - 11h50)
Quarta-feira (10h10 - 11h50)

Objetivos

Proporcionar ao aluno conhecimento dos princípios da computação gráfica e dos métodos mais usados para sintetização computacional de imagens a partir de modelos e cenas tridimensionais. Proporcionar fundamentação teórica e experiência prática no desenvolvimento de programas gráficos interativos, utilizando uma biblioteca gráfica amplamente difundida no mercado.

Ementa

Sistemas gráficos; programação gráfica interativa; modelagem de objetos e cenas tridimensionais; transformações geométricas; visualização; iluminação e colorização; transparência e opacidade; mapeamento de textura; recorte; remoção de superfícies escondidas; rasterização.

Conteúdo Programático

- Sistemas gráficos
- Dispositivos de entrada e saída
- Arquitetura de sistemas gráficos
- Cor
- Programação gráfica
- Interface para o programador de aplicações
- Primitivas e atributos
- Técnicas interativas
- Modelagem de objetos e cenas tridimensionais
        - Objetos geométricos elementares
        - Operações com dados geométricos
        - Primitivas tridimensionais
        - Sistemas de coordenadas
        - Modelagem de objetos
- Estruturas de dados
- Transformações afins
- Movimentação de objetos
- Visualização
        - Posicionamento do observador em relação à cena
        - Transformação de visualização
        - Tipos de projeção
        - Transformação de projeção
- Iluminação e colorização
        - Interação entre luz e superfícies
        - Fontes de luz
        - Modelo de reflexão de Phong
        - Colorização de superfícies poligonais
        - Transparência
        - Mapeamento de textura
- Recorte
        - Recorte de segmentos de retas
        - Recorte de polígonos
        - Recorte de outras primitivas
- Remoção de superfícies escondidas
        - Eliminação de faces posteriores
- Algoritmo de ordenação z-buffer
        - Ordenação por profundidade
- Rasterização
        - Rasterização de segmentos de retas
        - Rasterização de polígonos
- “Aliasing”

Bibliografia

- ANGEL, Edward. Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL TM. 6. ed. Boston: Addison Wesley, 2012.
- CONCI, Aura; AZEVEDO, Eduardo. Computação gráfica: geração de imagens. 8.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
- HILL, Jr., Francis S. Computer graphics: using OpenGL . 2. ed. Upper Saddle River, N.J.: Prentice-Hall, 2001.

Bibliografia complementar

- HEARN, Donald; BAKER, M. Pauline; CARITHERS, Warren R. Computer graphics with OpenGL. 4. ed. Boston: Prentice-Hall, 2011.
- FOLEY, James D.; VAN DAM, Andries. Fundamentals of interactive computer graphics. Reading, Mass.: Addison Wesley, 1984.
- AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação gráfica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2003.
- GOMES, Jonas de Miranda; VELHO, Luiz. Fundamentos da computação gráfica. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2008.
- TORI, Romero; ARAKAKI, Reginaldo; MASSOLA, Antônio Marcos de Aguirra; FILGUEIRAS, Lucia Vilela Leite. Fundamentos da computação gráfica: Compugrafia. Livros Técnicos e Científicos. 1987.

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