Qualificação de mestrado do discente Otávio Rosa, dia 16/12 as 16:00.

Título: Um algoritmo heurístico para o Problema de Roteamento de Unidades Móveis de Mamografia

Resumo:

Este trabalho introduz o Problema de Roteamento de Unidades Móveis de Mamografia. Este problema consiste em roteirizar um conjunto de Unidades Móveis de Mamografia (MMU) para atender a demanda das localidades desprovidas de mamógrafos fixos ou em número insuficiente destes. O objetivo é maximizar a demanda atendida e minimizar a distância total percorrida pelas MMUs. Para resolver o problema, propõe-se o algoritmo heurístico Iterated Greedy Search baseado na meta-heurística Iterated Local Search. Na fase de perturbação são utilizados os métodos de destruição e construção da heurística Iterated Greedy. O método de busca local é o procedimento heurístico Randomized Variable Neighborhood Descent, o qual usa os movimentos de realocação, troca e inserção para explorar o espaço de soluções. Para testar o algoritmo proposto, foi utilizada uma instância relativa a uma região do estado de Minas Gerais composta por 444 localidades. Considerando o cenário atual da distribuição dos equipamentos de mamografia em Minas Gerais, com a solução apresentada seria possível realizar 358131 exames a mais no Estado apenas na região estudada.

Data: 11/12/2020
Link da sala: meet.google.com/poy-dnjs-hop