Qualificação de mestrado do discente Lucas Diniz, dia 17/12 as 10:00.

Banca:  Prof. CRISTIANO MACIEL DA SILVA (orientador);  Prof. JOÃO FERNANDO MARCHRY SARUBB; Prof. RICARDO AUGUSTO RABELO OLIVEIRA

DATA: 17/12/2020

HORÁRIO: 10:00

LINK GOOGLE MEET: https://meet.google.com/iid-pcgp-wby

TÍTULO DO TRABALHO: Planejando a Infraestrutura de Comunicação baseada em Níveis de Serviço para Veículos Conectados

RESUMO:

Hoje, 64% de todas as viagens são realizadas dentro de ambientes urbanos e estima-se que a quantidade total de quilômetros urbanos percorridos deve triplicar até o ano de 2050. Neste contexto, torna-se primordial a busca de novas soluções para a mobilidade urbana da sociedade do século XXI. A ampla adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação no gerenciamento do tráfego urbano tende a representar um salto na forma como percebemos e interagimos com o tema da mobilidade urbana. Através destas tecnologias, será possível realizar a interligação de veículos, vias, semáforos, sinalizações, pedestres, autoridades de trânsito e demais entidades numa única rede de dados. Veículos autônomos podem receber dados de orientação e indicação de obstáculos a partir da rede. Vias podem se tornar inteligentes e serem reconfiguradas em tempo real, alterando sentidos de deslocamento e velocidade permitida. Rotas de veículos podem ser programadas a partir do início da viagem e semáforos serem reconfigurados em tempo real para reduzir os tempos de deslocamento. Sistemas de monitoramento e prevenção de colisão podem ser desenvolvidos a partir da localização de cada entidade no trânsito. Em situações de risco eminente, a própria via pode assumir a condução do veículo e realizar pequenas manobras. O sistema de transportes do futuro se assemelhará a um organismo vivo e inteligente. Diante disto, este trabalho investiga formas de prover esta conectividade para veículos através da disponibilização de uma infraestrutura de rede dedicada a este fim. Além de discutir possibilidades de gerenciamento da rede veicular, este trabalho objetivamente propõe três estratégias algorítmicas para a solução do problema de deposição de infraestrutura de comunicação para redes veiculares de forma a se garantir níveis definidos de QoS.