Qualificação de doutorado do discente Breno Keller, dia 04/11/2022 as 13:30.

Título: Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta computacional para aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem

O surgimento de novas tecnologias permite o aprimoramento de atividades em diferentes contextos por meio da inclusão de ferramentas para apoiar a execução dessas tarefas. Um contexto capaz de se aproveitar dessa melhoria é a educação, uma vez que a utilização desses recursos permite apresentar diferentes estratégias para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o acesso a esses recursos é facilitado dado a variedade de modelos de interação (sistemas web, realidades aumentada ou virtual, dispositivos móveis). Essa inclusão de tecnologia nas atividades regulares, também se alinham com a percepção das pessoas em relação ao mundo, as quais devido a disponibilidade de recursos tecnológicos, esperam que eles sejam incluídos no seu dia a dia. Este trabalho apresenta uma abordagem computacional para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos baseados em percepção visual. Sendo assim, foram analisados trabalhos da literatura e identificadas suas limitações. Além disso também foi estabelecido um contexto de teste o qual permitisse realizar uma avaliação com usuários sobre um modelo de interação com personalização do conteúdo apresentado ao aluno. Como resultados, temos o desenvolvimento de uma ferramenta computacional e a construção de uma base de dados para atividades no contexto da citologia. Também foi realizada uma análise dos dados coletados, a qual apresenta algumas percepções e indicativos sobre melhorias na qual a ferramenta pode aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

Banca: Prof. Dra. Andrea G. C. Bianchi, Prof. Dr. Guilherme Tavares de Assis, Prof. Dr. André Pimenta Freire
Data e Horário: 04/11 às 13h30
Link: https://meet.google.com/bpx-wwtv-tje