Defesa remota de Monografia discente Douglas Wender Isidoro

Todos(as) os(as) interessados(as) estão convidados(as) a assistirem a 4a defesa remota de monografia nesta época de pandemia. Será a defesa do trabalho desenvolvido pelo discente Douglas Wender Isidoro na disciplina BCC392 (Monografia I). Aos que puderem participar, entrem na sala do Meet com o microfone mudo e a câmera desativada, no intuito de não comprometerem a qualidade da defesa.

--------------------------------------------------------------------------------------
Data e horário: 28/10/2020 (quarta-feira) às 16h30.

Sala do Meet: meet.google.com/hnt-zroh-hkh

Título: Classificação Automática de Recortes de Células Cervicais com base em Características Não Geométricas

Resumo:
A tecnologia aqui proposta visa possibilitar a análise de amostras de células cervicais de exames de Papanicolaou por metodologias baseadas em aprendizagem de máquina e inteligência computacional. Apresentamos uma ferramenta computacional para a classificação eficiente de células cervicais baseada em características não geométricas extraídas de áreas nucleares de interesse e ignorando as características relativas ao citoplasma. Essa abordagem baseia-se na hipótese de que os núcleos celulares armazenam grande parte da informação sobre as lesões pré-neoplásicas, além de suas áreas serem mais visíveis mesmo com alto nível de sobreposição celular, fato comum nas imagens de exames de Papanicolaou. Foram utilizados algoritmos de aprendizado supervisionado para o desenvolvimento de um sistema de classificação em duas classes (com e sem lesão). Os experimentos utilizaram para treinamento e testes, 400 imagens reais de citologia convencional do exame de Papanicolaou obtidas em uma base de dados construída pela equipe de pesquisa. Os resultados demonstram alto desempenho na classificação e alta eficiência para aplicabilidade em ambientes realísticos tanto computacionais quando biológicos. A tecnologia poderá auxiliar e melhorar a qualidade dos exames feitos pelos laboratórios, proporcionando maior confiabilidade, efetividade e equidade nos resultados.

Banca:
* Andrea Gomes Campos Bianchi (orientadora) - Doutora - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
* Claudia Martins Carneiro (co-orientadora) - Doutora - Escola de Farmácia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
* Marcone Jamilson Freitas Souza - Doutor - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
* Débora Nasser Diniz - Mestre - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)