Defesa de mestrado do discente Luan Souza, dia 23/07 as 10:00.

Título: Uma Abordagem para Resolver Entidades em Textos de Microblogs usando Word Embeddings e Bases de Conhecimento

Resumo: Quando se trata de resolução de entidades nomeadas, os métodos normalmente utilizados apresentam soluções para textos estruturados ou que possuem tamanho suficiente para identificar de maneira intuitiva um contexto para execução de tal tarefa. Em textos curtos, como textos de microblogs, muitas vezes a falta de contexto, impossibilita a desambiguação dos nomes de entidades presentes no texto. Por outro lado, o emprego de word embeddings, em conjunto com outras tecnologias, vem se mostrando promissor, bem como técnicas de enriquecimento de contexto e exploração de similaridade. Assim, este trabalho propõe uma abordagem para desambiguar nomes de entidades presentes em textos de microblogs via vinculação a documentos de uma base de conhecimento, usando word embeddings para expandir o contexto dos textos e trabalhando em três estratégias de busca aos artigos para a vinculação. A estratégia 1 tem como base outros nomes de entidades presentes no texto. A estratégia 2 explora categorias a que os artigos candidatos pertencem, de modo a identificar, por meio do modelo de embeddings, termos nessa estrutura que possibilitem melhor representar o artigo. E a Estratégia 3 usa a similaridade de documentos associados aos termos relacionados com possíveis candidatos a vinculação. Na avaliação experimental, a abordagem proposta mostrou resultados promissores quando comparada a outras ferramentas relevantes disponíveis. Além disso, a abordagem deste trabalho realiza a vinculação de forma não supervisionada, ou seja, não requer dados rotulados, e modularizada em estratégias que podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente.

Banca:
Prof. Dr. Anderson Almeida FerreiraUFOP; Prf. Dr. Denilson Alves Pereira - UFLA; Prof. Dr. Guillermo Câmara Chavez - UFOP
Horário: Sexta-feira, 23 de julho · 10:00am até 12:00pm

Link da videochamada: https://meet.google.com/qni-rrbx-ddy