Defesa de mestrado do discente Breno Keller, dia 24/06 as 13:30.

Título: Avaliação do Uso de Realidade Mista na Prática de Atividades Colaborativas no Contexto Industrial
Data: 24/06      Hora: 13:30
Link de transmissão:https://meet.google.com/kuh-ydue-san.
Banca: Prof. Dr. Saul Delabrida - UFOP; Prof. Dr. André Pimenta Freire - UFLA; Prof. Dr. Rodrigo Geraldo Ribeiro - UFOP

Resumo: O processo de transição da indústria 3.0 para 4.0 cria a demanda de desenvolvimento de sistemas interconectados bem como novas interfaces para interação humano-computador com estes sistemas, já que em certos contextos não é possível ou permitido uma automação completa desses processos. Portanto é necessário que pessoas sejam incluídas e tenham a capacidade de interagir com esses sistemas automatizados. A Realidade Mista é uma tecnologia alternativa para inclusão de pessoas, dado que permite o usuário ter sua percepção aumentada por meio de informações provenientes do ambiente industrial. Portanto, o uso de recursos de Realidade Mista como ferramenta de auxílio na realização de atividades colaborativas em contexto industrial se mostra promissora. Este trabalho busca avaliar como a utilização de recursos de Realidade Mista impactam na realização de atividades colaborativas na Indústria 4.0. Para isso foram realizados testes com usuários sobre a realização de uma tarefa de inspeção de forma colaborativa, tendo como meios de interação diferentes dispositivos handheld e handsfree e o uso ou não de recursos de Realidade Mista. Como resultados, temos o desenvolvimento de uma ferramenta para interação de pessoas utilizando Realidade Mista em equipamento vestíveis e uma análise da aplicação dessa ferramenta no cenário proposto, onde os resultados demonstram que não existe diferença significativa entre os dispositivos handheld e handsfree e o uso ou não de recursos de Realidade Mista. Porém, os resultados também demonstram que a aplicação proposta tem potencial como ferramenta de treinamento.