BCC485 - Design de Interação - 2020-2

Carga horária da disciplina: 4 horas/aula


Professor(es) em 2020-2

Turma 11 Professor:
Elton José da Silva - www | e-mail

Horários:
Segunda-feira (08h20 - 10h00)
Quarta-feira (08h20 - 10h00)

Objetivos

Aprofundar o processo de DESIGN DE INTERAÇÃO de um software.
Apresentar métodos e técnicas de projeto e construção de aplicações interativas que permitem imprimir maior qualidade à experiência de interação com o usuário.

Ementa

O processo de Design de Interação; levantamento de requisitos; modelagem de tarefas e modelagem de interação; prototipagem e construção; noções de Design Visual.

Conteúdo Programático

- O Processo de Design de Interação
        - Exemplos de bons e maus projetos
        - O que é Design de Interação
        - Metas de usabilidade e metas da experiência de usuário
        - Modelos Conceituais
        - Metáforas de Interface
        - Paradigmas de Interação
        - Modelos de ciclo de vida para o Design de Interação
        - Modelos de ciclo de vida em Engenharia de Software
        - Integração de Modelos de Engenharia de Software e IHC
- Levantamento de Requisitos
        - Requisitos Funcionais e Requisitos Não Funcionais
        - Questionários
        - Entrevistas
        - Grupos de Foco
        - Classificação de Cartões
        - Brainstorming
        - Investigação Contextual
- Modelagem de Tarefas e Interação
        - Representações abstratas da interface/interação
        - Perfis de usuários
        - Personas e objetivos
        - Storyboards
        - Cenários de análise
        - Cenários de interação
        - Casos de uso
        - Análise hierárquica de tarefas
        - Diagramas de Interação.
        - MoLIC
- Prototipagem e Construção
        - Protótipos em papel
        - Protótipos de baixa fidelidade
        - Protótipos de alta fidelidade
        - Ferramentas de prototipagem
        - Design Conceitual: dos requisitos ao primeiro design
        - Design Físico
- Noções de Design Visual
        - Projeto de ícones
        - Projeto de layout
        - Projeto de cores
        - Projeto de tipografia

Bibliografia

- PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. POSSAMAI, V. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
- SHNEIDERMAN, B.; PLAISANT, C. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 5. ed. Boston: Addison Wesley, 2010.
- WILLIAMS, R. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. 3. ed. São Paulo: Callis Editora, 2009.

Bibliografia complementar

- BENYON, D. Interação Humano-Computador. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
- JACKO, J. A. The human-computer interaction handbook: fundamentals, evolving technologies, and emerging applications. 3. ed. Boca Raton, FL: CRC Press, 2012.
- CAIRNS, P.; COX, A. L. Research methods for human-computer interaction. Cambridge, UK; New York: Cambridge University Press, 2008.
- BARBOSA, S. D. J; DA SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
- DE SOUZA, C. da S. V. C. The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. Cambridge, MA: MIT Press, 2005.

Departamento de Computação  |  ICEB  |  Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro  |  CEP 35400-000  |  Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692  |  decom@ufop.edu.br